spoon

Bolo da Fortuna - receita

Category: , ,

Um tempinho atrás, bem pouco mesmo, escrevi um post sobre o famoso (ou atualmente nem tanto) Bolo da Fortuna e minha andança até chegar no seu fermento inicial, também conhecido como Chef ou levain.
 Dei um tempinho para os interessados e motivados preparem e fortificarem seu fermento natural, enquanto, ao mesmo tempo eu testava algumas vezes a credibilidade do meu levain antes de dar continuidade aos acontecimentos aqui no blog.


Como havia dito no texto do post anterior, essa receita é muito antiga e estava perdidinha num caderninho de receita da minha mãe. Procura daqui e de lá, achamos a bonitinha e aqui coloco uma cópia do original para vocês lerem e perceberem como ela é cheia de misticismo:




Bom, achada a receita, era hora de colocar a mão na massa!

Bolo da Fortuna:

Juntar em aproximadamente 300gr de levain
- 02 xic de farinha de trigo
- 02 xic de açucar
- 01 xic de frutas cristalizadas
- 1/2 xic de oleo
- 01 xic de amendoim torrado (ou outro tipo de castanha, eu usei castanha do pará picada)
- 01 maçã verde picada
- 03 ovos inteiros
- 01 colher de sopa de baunilha
- 01 colher de sobremesa de fermento químico

Preparo





Separar 300gr de levain. Note como ele tem bastante bolhas, ou seja, está ativo e forte.











Em um recipiente colocar as frutas (eu não tinha frutas cristalizadas, coloquei passas. Você também pode fazer um mix entre as duas, ou se não gostar... não coloque, pode substituir por gotas de chocolate ou mais uma maçã verde, ou nozes, etc) 






Acrescentar os demais ingredientes









Misturar









Acrescentar o fermento natural









Misturar








Eu acabei dividindo em duas formas, mas eles ficaram muito baixinhos... Esse bolo tem que ficar alto, mas vale dizer que ele não é fofo. É uma massa pesada e umida, tem um sabor azedo bem leve no fundo, devido ao fermento. Lembra um bolo inglês.


Forno médio por 40min, até o palitinho sair limpo.



Ei-lo!



E este, que fiz antes, no Ano Novo, qdo levei o fermento para passear na praia.


O que dizer?

Bom, tirando a parte supersticiosa do bolo, ele é uma delicia. Tem um sabor levemente azedo, lembrando vagamente uma cerveja, com aquele amargor. Isso se deve a utilização do fermento natural.

É um bolo de consistência firme, úmido e perfumado.

Como se não bastasse, é um otimo treino para praticar o levain e sua utilização. Caso queira levar a missão adiante, divida o restante do seu levain em duas ou três partes e presenteie amigos e parentes.

Como eles não vão ter toda a habilidade do levain que vc adquiriu até aqui, encaminhe junto a receita original do bolo da fortuna com as instruções de como fazer crescer o fermento:

1º dia: acrescentar: 01 xicara (cha) de açucar, 01 xicara (chá) de farinha de trigo e 01 xicara (chá) de leite morno. Mexer com uma colher de pau e deixar crescer em uma tigela branca coberta com pano branco (em cima da geladeira). - parte mística rs.

2º dia: acrescentar os mesmos ingredientes do 1º dia e proceder da mesma forma.

3º dia: dividir a massa em 4 partes iguais; com uma das partes você fará o bolo, as três partes restantes você dará a 3 amigas com um pedaço de seu bolo e uma receita igual a esta.
(receita do bolo, acima)


Obs. Cada pedaço que vc comer, faça um pedido.




Bom apetite, bom divertimento e boa sorte!!!

Comments (4)

Oi Carol! O bolo não fica um tempo crescendo antes de ir ao forno? Estou com levain pronto e bem a fim de provar seu bolo.

Amei. Vou dar continuidade a esta tradição. Sou de Porto Alegre e depois digo se ficou bom. Obrigada.

Boa noite, tem como eu fazer o meu próprio levain? Pois não encontro ngm para me passar. Obrigada

Eu faço o meu Levain

Postar um comentário